Lobo Mau editam Agarrado ao Mundo

Foram só 3 segundos para escolher o primeiro single, lançado a 19 de Agosto, e menos de 3 para escolher o segundo, “A Árvore”, que sai agora em videoclip, juntamente com o 3º álbum da banda LOBO MAU.

O imaginário tangram que inspirou todo o design deste 3º álbum, é o mote para aquele que é o 1º vídeoclip totalmente pensado, criado e produzido por David Jacinto, Gonçalo Ferreira e Lília Esteves, o trio de músicos que compõe a banda. Na sua génese, ele já foi pensado para ser um vídeo em stop motion e o resultado é uma sequência de imagens tangram que se manifestam, interagem e se desconstroem numa narrativa que nos pode transportar até ao âmago da circunstância de uma árvore ou a qualquer outra semente do nosso pensamento e imaginação à espera de romper a casca e crescer.

Criar as canções do Agarrado ao Mundo, pensá-las, dar-lhes forma e gravá-las, durou bem mais do que 3 segundos, mas fluiu como se tivesse durado tão somente esse pequeno e intenso espaço de tempo.

O lobo é um agarrado ao mundo, um eremita que observa, alinha pensamentos e os deixa sair e este novo álbum é o resultado da caminhada contínua, insaciável e porfiante que ele escolhe fazer.

São 9 canções, conectadas com as anteriores no seu jeito rock-folk alternativo português e na sua poética introspectiva que é também transversal a um sentir comum a

todos nós, e que salientam as cumplicidades dos seus elementos de banda de uma forma ainda mais gritante. São eles os músicos, autores e compositores Gonçalo Ferreira, Lília Esteves e David Jacinto, membros da mítica banda TvRural. À linguagem melódica e lírica, juntam-se nestas canções a ousadia da electrónica, o arrojo dos trompetes e dos kazoos, e a insistência da caminhada no ritmo das peles, das cordas e das teclas que acompanham a génese das canções – a guitarra e as duas vozes.

Aliciado por novas texturas sonoras, o lobo questiona e questiona-se, observa e observa-se, é e deixa-se ser, e, nesta relação ambígua entre o seu mundo interior e o que o rodeia, vai-se agarrando ao que lhe é familiar e fundamental.

Com o contributo artístico e enriquecedor dos músicos João Pinheiro na bateria, David Santos no baixo, Moisés Fernandes no trompete, João Gil nas teclas e Jorge Machado (My Noisy Twins) na electrónica, Agarrado ao Mundo é um conjunto de canções que podem ser ouvidas como uma só, começando com a forte batida do primeiro single e terminando com a corrente de ar que nos eriça a pele depois de uma viagem que dura em nós, bem para além dos 1877 segundos do álbum. O melhor, mesmo, é agarrarmo-nos a ele.

O design deste novo álbum resultou da comunhão criativa da banda com o ilustrador João Tiago, responsável pelo design dos álbuns anteriores de LOBO MAU, o engenheiro de som Renato Quaresma foi quem cuidou da finalização sonora das canções na mistura e masterização do álbum, e as fotografias promocionais que acompanham este novo trabalho são do fotógrafo Filipe Feio.

Agarrado ao Mundo foi editado dia 14 de Outubro e teve o apoio da República Portuguesa através do Programa Garantir Cultura.

Ao vivo, o seu uivo pode ser tão múltiplo como o são as suas reflexões. Por vezes tem um tom íntimo, como um sussurro penetrante da guitarra e das duas vozes, outras é como a rebentação do mar bravo, compassado, intenso e cheio de paisagens sonoras quando, ao trio lisboeta, se juntam a bateria, o baixo, as teclas, a electrónica, o violoncelo ou as percussões.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?
Scan the code