Saiba o que vai acontecer na biblioteca municipal
Saiba o que vai acontecer na biblioteca municipal

Saiba o que vai acontecer na biblioteca municipal em fevereiro!

Escrito por Câmara Municipal da Amadora

A programação da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos para o mês de fevereiro inclui uma novidade: o Tricot no Jardim. Trata-se de um projeto que, a partir da ideia de tricotar e decorar o equipamento urbano junto ao jardim da biblioteca, pretende desenvolver o sentimento de pertença e as relações sociais entre a comunidade.

Além das habituais visitas guiadas, ateliês e dramatização teatral, este mês é de Carnaval e, como tal, no dia 10 de fevereiro, os mais novos poderão colocar à prova a sua criatividade carnavalesca, numa oficina dedicada à construção de máscaras.

O debate “Espaço Público” deste mês realiza-se no dia 8 e será sobre Ilustração e Cidadania: 50 anos após Maio de 68, com o ilustrador e autor de Banda Desenhada, Nuno Saraiva.

Os Encontros Imaginários serão no dia 12, e relembrarão os personagens da História, Stefan Zweig, Tamara de Lempika e Wagner.

A Bedeteca irá inaugurar, no dia 24, pelas 17h00, a exposição “O Elixir da Eterna Juventude”, mostra realizada a partir do livro de banda desenhada de Fernando Dordio e Osvaldo Medina, em que Sérgio Godinho é o personagem principal e onde se evocam os quarenta anos de carreira deste cantor e compositor português.

De relembrar ainda que este equipamento municipal mantém outros projetos ao serviço da comunidade: A Biblioteca vai a Casa (serviço gratuito de empréstimo domiciliário de livros e outros documentos a pessoas com limitações de mobilidade), A Biblioteca vai ao Centro de Dia (funciona nos mesmos moldes que a Biblioteca vai a Casa, mas dirigido a alguns Centros de Dia), e a mais recente pequena grande novidade, a Cabine de Leitura - Doar, Levar, Ler e Devolver. Trata-se de uma antiga cabine telefónica, cedida pela Fundação PT, instalada no jardim em frente à Biblioteca Municipal, que funciona como uma micro-biblioteca, onde não existem muitas regras. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica informal, sem prazos e sem penalizações.

A missão da Biblioteca não se extingue na promoção da literatura, propõe-se valorizar o património cultural e artístico, de todos para todos.

 

Programação da Biblioteca e Bedeteca
fevereiro 2018

 

fevereiro
Biblioteca de Tricot no Jardim
Sinopse: “Vamos tricotar e decorar o equipamento urbano que se encontra no jardim em frente à Biblioteca na Avenida Conde Castro Guimarães. Os bancos, os cestos do lixo, as floreiras e a vedação do parque infantil, ficarão bem mais bonitos com as peças de tricot, e crochet, feitas em grupo, ou individualmente.”
Destinatários: público sénior e em geral | Necessária inscrição prévia

Todas as terças-feiras | 6, 20 e 27 fevereiro | 10h30 – 11h30
Visita guiada à Biblioteca e Bedeteca
Pretende-se sensibilizar os jovens para a utilização da Biblioteca e Bedeteca, dando-lhes a conhecer o espaço e a informação existente através das formas de organização dos fundos documentais nos seus diversos suportes.
Destinatários: público escolar e em geral

Todas as terças-feiras | 6, 20 e 27 fevereiro | 15h00 – 17h00
Terceiro sábado do mês | 17 fevereiro | 14h30 -16h30
Ateliê de origami | Manualidades Japonesas
Sinopse: O origami é uma técnica oriental que consiste em criar determinadas figuras dobrando uma folha de papel, sem cortá-la ou colá-la. Normalmente o papel usado é quadrado, a as faces podem ou não ser de cores e/ou estampas diferentes.
Destinatários: Público em geral

Nas duas primeiras segundas-feiras de cada mês | 5 e 12 fevereiro | 10h00 - 12h00 e 15h00 - 17h00
Seniores n@ Net | Formação na área tecnológica
Sinopse: Estas ações de formação visam desenvolver, especialmente na população sénior da Amadora, competências de utilização e navegação na Internet também como estratégias de combate à solidão.
Destinatários: público sénior

Bedeteca
8 fevereiro | 18h30
Debate “Espaço Público” | Tema: Ilustração e Cidadania: 50 anos após Maio de 68 | com Nuno Saraiva
Sinopse: O que seria dos jornais mais relevantes sem os cartoons e as ilustrações? O que seria de nós sem o Zé Povinho de Rafael Bordalo Pinheiro? O que seria do Maio de 68, de que se celebra este ano o 50.º aniversário, sem os cartazes do Atelier Populaire? Nestes tempos, em que a indiferença parece expandir-se, a ilustração editorial não dá tréguas e é o constante apelo à crítica, ao questionamento, à consciência cívica. A crise de refugiados, a expansão dos movimentos de extrema direita, a presidência Trump, o estado islâmico, todos
estes temas da atualidade e tantos outros ganham peso quando a ilustração coloca o dedo na ferida. Nuno Saraiva, ilustrador e autor de BD por diversas vezes premiado, vem à Biblioteca conversar sobre estes e outros assuntos.
Destinatários: público em geral

10 fevereiro | 10h30 – 12h30
Oficina de Máscaras de Carnaval
Sinopse: O que seria o Carnaval sem mascaras? Deixa a tua criatividade fluir e vem construir a tua própria máscara.
Destinatários: crianças entre os 5 e os 10 anos. | É necessária inscrição prévia.

12 fevereiro | 21h30 – 23h00
Encontros Imaginários na Amadora
Com os personagens da História: Stefan Zweig, Tamara de Lempika e Wagner
Sinopse: Aqui não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação. O confronto de ideias através de personagens marcantes da história da humanidade. Desta vez estarão em palco:
Stefan Zweig ( 1881-1942). Romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judaica.
Tamara de Lempika (Maria Górska, 1898-1980). Notável pintora art déco polaca.
Wagner (Wilhelm Richard Wagner, 1813-1883). Maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão.
Parceria com a Associação Passado, Presente e Futuro e Teatro Passagem de Nível.
Destinatários: público em geral

Bedeteca
Inauguração: 24 fevereiro | 17h00
Patente até 27 de maio
Exposição “O Elixir da Eterna Juventude”
Uma exposição a partir do livro de banda desenhada de Fernando Dordio e Osvaldo Medina.
Sinopse: Sérgio Godinho é a personagem principal nesta história criada por Fernando Dordio (Franco: Caos e Ordem) e ilustrada pelo multipremiado Osvaldo Medina (A Fórmula da Felicidade, Roleta Nipónica, Kong The King). Uma aventura povoada pelas criações de quarenta anos de carreira de Sérgio Godinho, em que o músico vive uma violenta disputa entre o ato criativo e a banalidade mediática.
Destinatários: público em geral

27 fevereiro | 10h30 – 12h00
Dramatização Teatral e Ateliê | “A Arca de Noé”
Sinopse: Dramatização Teatral e ateliê baseado no livro de Pedro Strech, ilustrado por Carla Pott e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e destinado a apoiar projetos de cidadania, amizade, entreajuda e perseverança.
“Noé é um homem que tem a difícil missão de escolher os representantes de cada espécie animal para salvar do Dilúvio que devastará o mundo. Para isso, Noé trabalha dia e noite, para construir uma embarcação sólida e resistente (…) e conduzir os animais e a sua família para a arca. Mas, assim que lá entra começam os desentendimentos (…) e Noé tem que intervir para apaziguar os ânimos e explicar que tudo o que é importante está dentro de nós.”
Destinatários: pré-escolar, 1.º ciclo e famílias com crianças maiores de 2 anos

27 fevereiro | 14h30 - 16h00
Hora do Conto e ateliê | Obra: Queridos Livros de Ana Faria
Sinopse: Com a obra Queridos livros, de Ana Faria, integrada no Plano Nacional de Leitura e recomendado para leitura autónoma no 4º ano de escolaridade. Uma história sobre a importância dos livros para o estímulo da imaginação e da criatividade nas crianças.
Destinatários: 1.º Ciclo e famílias com crianças maiores de 6 anos

 

Todas as atividades previstas são de participação gratuita.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | ter a sex: 10h00 – 19h00
Fora de Hor@s: 20h00 - 24h00

Horário da Bedeteca:
A Bedeteca pode ser visitada no piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

Para podermos satisfazer melhor os nossos ouvintes, este site utiliza cookies. Ao continuar a navegação, o utilizador está a concordar com os mesmos. Ler declaração de privacidade