30 janeiro | Dia Internacional da Não Violência
30 janeiro | Dia Internacional da Não Violência

30 janeiro | Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas celebrado na Amadora

Escrito por Câmara Municipal da Amadora

No próximo dia 30 de janeiro comemora-se o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, e no concelho da Amadora, vai viver-se uma manhã diferente nos vários agrupamentos escolares, com o envolvimento das crianças e da comunidade escolar na luta contra a violência.

Esta ação de sensibilização da população escolar - jardins de infância até ao secundário - está inserida no Plano Municipal contra a Violência, e conta com várias iniciativas de caráter simbólico, como o uso de uma peça de roupa branca pelos alunos e pessoal docente e não-docente, a realização de um cordão humano à volta das escolas pelas 11h00, e a colocação de mensagens e/ou desenhos sobre a temática por alunos e professores num espaço/local.

O Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas foi criado por Lorenzo Vidal, poeta e pedagogo espanhol, e pretende alertar alunos, pais, professores e a sociedade em geral para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz nas escolas.
O dia 30 de janeiro foi escolhido em homenagem ao grande promotor da paz mundial, Mahatma Gandhi, que faleceu precisamente nesse dia.

 

 

 

Para podermos satisfazer melhor os nossos ouvintes, este site utiliza cookies. Ao continuar a navegação, o utilizador está a concordar com os mesmos. Ler declaração de privacidade