15 dezembro | Biblioteca recebe escritora Isabela
15 dezembro | Biblioteca recebe escritora Isabela

15 dezembro | Biblioteca recebe escritora Isabela Figueiredo | Temas da Vida: “Ai Solidão, Solidão”

Escrito por Câmara Municipal da Amadora

“Ai Solidão, Solidão” é o nome da próxima sessão de Temas da Vida, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, que contará com a presença da escritora Isabela Figueiredo, vencedora do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues 2017 com o romance “A Gorda”, e finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - 2016.

Este encontro terá a moderação de José Mário Silva.

Entrada livre.
Não é necessária marcação prévia.

Espaço Público e Temas da Vida são dois ciclos de conversas que a biblioteca promove mensalmente e que pretendem fomentar momentos de partilha e de reflexão em torno de temas transversais à generalidade das pessoas, e que foram escolhidos pelos próprios utentes deste equipamento municipal, após votação.

Sinopse | “Ai Solidão, Solidão”
A escritora Isabela Figueiredo, vencedora do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues 2017 com o romance “A Gorda”, vem à Biblioteca conversar sobre a solidão.
Em vésperas de Natal, a festa da família, falemos do estar só. Entre a solidão que desejamos e aquela que nos oprime, a que se esconde nas redes sociais e a que sentimos nas multidões dos grandes centro urbanos.

Sobre Isabela Figueiredo |
Isabela Figueiredo nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Especializou-se em Estudos sobre as Mulheres, na Universidade Aberta. Trabalhou como jornalista, no Diário de Notícias. É professora de português no ensino secundário. Escreveu Conto É Como Quem Diz, Caderno de Memórias Coloniais e A Gorda. Publica crónica e contos na Imprensa.

Sinopse do livro | "A Gorda"
Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Consulte o cartaz abaixo:

isabela figueiredo 200

Para podermos satisfazer melhor os nossos ouvintes, este site utiliza cookies. Ao continuar a navegação, o utilizador está a concordar com os mesmos. Ler declaração de privacidade