Informação CMA

20 janeiro |
20 janeiro | "A Lanterna Mágica de Damas e

Escrito por Câmara Municipal da Amadora
|

No próximo dia 20 de janeiro (sábado), realiza-se na Casa Roque Gameiro a partir das 15h00, o espetáculo A Lanterna Mágica de Damas e Varões Ilustres da Amadora.

Através de projeção em Lanterna Mágica de caricaturas de personalidades da Amadora, da autoria de Raquel Roque Gameiro, será reconstituído o espetáculo Damas e Varões Ilustres da Amadora, que teve lugar em 1914, no salão de festas dos Recreios Desportivos da Amadora.

Esta iniciativa faz parte da programação agendada neste espaço municipal no âmbito da exposição Mão Inteligente: Raquel Roque Gameiro (1889-1970) - Ilustração e Aguarela, aqui patente até 26 de fevereiro.

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia para um dos emails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo n.º 214 369 058 (até 19 de janeiro). 

Sobre a Exposição
Disposta em duas salas e organizada em sete núcleos, acompanha-a uma publicação com o mesmo título na qual se elaborou um ensaio que pretende contribuir para o conhecimento da sua vida, onde avulta não só a excepcional qualidade da sua obra, mas também uma invulgar capacidade e paixão pelo trabalho. Esta mostra será animada por uma programação com conferências, uma mesa redonda, workshops e a reconstituição de um espectáculo de lanterna mágica. Refiram-se os diferentes núcleos da exposição, onde se mostram várias obras inéditas: Retratos, caricaturas e auto-retratos de família; À beira d'água; Interiores; A imagem da flor e a presença dos pássaros; Desenho: fantasia ou verdade?; Verdades ou fantasias etnográficas?; A boa impressão que nos deixou: Ilustração, Artes Gráficas e figurinos.
                                                                                                                                                                                                                                                           Sandra Leandro (Comissária da Exposição)                                                                                                 

Casa Roque Gameiro
Pct. 1.º Dezembro, 2 – Venteira (2700-668)
Telefone: 214 369 058 | Fax: 214 929 239
GPS: 38º45'28.9''N 9º14'31.8''W

Reabertura da pista de atletismo | Complexo
Reabertura da pista de atletismo | Complexo

Escrito por Câmara Municipal da Amadora
|

Após a conclusão dos trabalhos de implementação do novo relvado sintético e remodelação da Pista de Atletismo, a instalação encontra agora mais e melhores soluções para servir os utentes, encontrando-se ainda em curso as obras de remodelação dos espaços de apoio (bancadas, balneários, corredores de acesso e fachada exterior).

A utilização livre da pista é feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sendo que o complexo desportivo funciona diariamente até às 23 horas.

Para mais informações contacte o Gabinete de Desporto e Juventude através dos seguintes contactos:
Telefone: 214 369 051 |  Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

17 a 21 janeiro | Teatro dos Aloés apresenta
17 a 21 janeiro | Teatro dos Aloés apresenta

Escrito por Câmara Municipal da Amadora
|

O Teatro dos Aloés regressa aos Recreios da Amadora, entre os dias 17 e 21 de janeiro, com a peça de teatro Vanessa Vai à Luta, uma coprodução do Teatro da Trindade Inatel e Teatro do Bairro, com texto de Luísa Costa Gomes, encenação de António Pires e interpretação de Alexandra Rosa, Carolina Campanela, Cátia Nunes, Hugo Mestre Amaro e João Veloso.

M6 | 10€ (consulte a tabela de descontos)

Sessões:
17 a 19 janeiro (quarta a sexta-feira)| 11h30 e 14h30 | Público escolar (marcação prévia)
20 janeiro (sábado) | 21h30
21 janeiro (domingo)| 16h00

 

Sinopse | Vanessa Vai à Luta
“Era uma vez uma menina que queria como prenda de anos uma metralhadora. Mas a mãe leva-a à loja a ver os brinquedos próprios das meninas: bonecas cor-de-rosa, espanadores, aspiradores, vestidinhos cor-de-rosa, máquinas de lavar roupa cor- de-rosa. E aí começa a luta da Vanessa para ter aquilo que ela quer e, no processo, perceber porque é que as pessoas pensam que há coisas próprias de meninas e coisas próprias de rapazes e se sempre foi assim e se tem mesmo de ser assim. VANESSA VAI À LUTA é uma peça para todos que trata em tom de comédia as questões pertinentes da formatação familiar e social de indivíduos cujo potencial infinito é à partida reduzido aos papéis tradicionais de homem e mulher.”

Teatro dos Aloés

Ficha Artística:
Texto: Luísa Costa Gomes; Encenação: António Pires; Interpretação: Alexandra Rosa, Carolina Campanela, Cátia Nunes, Hugo Mestre Amaro e João Veloso; Figurinos: Luís Mesquita; Desenho de luz: Paulo Sabino; Telões: Miguel Lima; Ilustração: Joana Villaverde; Produção: Ivan Coletti; Administração financeira: Ana Bordalo; Produtor: Alexandre Oliveira; Uma co-produção Teatro da Trindade Inatel e Teatro do Bairro.

 

Recreios da Amadora
Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora
Telefone: 214 369 055
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.758323, -9.235262

Transportes, Táxis e Parque público de estacionamento:
Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa;
Vimeca: n.º 20 - Amadora – Algés;
Lisboa Transportes: n.º 114 trajeto Amadora - Algés | n.º 113 trajeto Amadora – Belém;
Táxis (Praça de táxis a 100 mts.);
Parque público de estacionamento (a 20 mts.).

Horário da Bilheteira:
20 de janeiro: das 20h00 até ao início do espetáculo
21 de janeiro: das 14h30 até ao início do espetáculo
NÃO HÁ LUGARES MARCADOS

Reservas:
213 420 810 | 918 570 774 | 967 610 600
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 916 648 204
Mais informações em: www.facebook.com/teatro.dosaloes
* para escolas e grupos de mais de 10 pessoas mediante marcação prévia

Janeiro | Programação cultural da Biblioteca
Janeiro | Programação cultural da Biblioteca

Escrito por Câmara Municipal da Amadora
|

No arranque deste novo ano, a Biblioteca Municipal comemora o centenário de Fernando Piteira Santos, seu patrono, e promove duas mesas redondas recheadas de personalidades de relevo, que recordarão quem foi este homem das letras, nome incontornável da história da Amadora e da sociedade portuguesa, defensor da liberdade, que nesta cidade nasceu e viveu até aos 39 anos. Estes encontros terão lugar, às 18h30, nos dias 11 e 23 de janeiro e são de entrada livre, como toda a restante programação.

A par destas comemorações, a Biblioteca mantém as atividades regulares dirigidas a diversos públicos-alvo. As visitas guiadas todas as segundas-feiras; a Hora do Conto seguida de ateliê, baseada na obra “Queridos Livros”, nos dias 9 e 23 de janeiro; o ateliê de Origami e os Seniores N@ Net, são disso exemplo.

De relembrar ainda que este equipamento municipal mantém outros projetos ao serviço da comunidade: A Biblioteca vai a Casa (serviço gratuito de empréstimo domiciliário de livros e outros documentos a pessoas com limitações de mobilidade), A Biblioteca vai ao Centro de Dia (funciona nos mesmos moldes que a Biblioteca vai a Casa, mas dirigido a alguns Centros de Dia), e a mais recente pequena grande novidade, a Cabine de Leitura - Doar, Levar, Ler e Devolver. Trata-se de uma antiga cabine telefónica, cedida pela Fundação PT, instalada no jardim em frente à Biblioteca Municipal, que funciona como uma micro-biblioteca, onde não existem muitas regras. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica informal, sem prazos e sem penalizações.

A missão da Biblioteca não se extingue na promoção da literatura, propõe-se valorizar o património cultural e artístico, de todos para todos.

 

Programação da Biblioteca e Bedeteca

janeiro 2018

 

Nas duas primeiras segundas-feiras de cada mês | 8 e 15 janeiro | 10h00 - 12h00 e 15h00 - 17h00
Seniores n@ Net | Formação na área tecnológica
Sinopse: Estas ações de formação visam desenvolver, especialmente na população sénior da Amadora, competências de utilização e navegação na Internet também como estratégias de combate à solidão.
Destinatários: público sénior

Primeira segunda-feira do mês | 8 janeiro | 21h30
Encontros Imaginários na Amadora
Sinopse: Aqui não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação. O confronto de ideias através de personagens marcantes da história da humanidade. Desta vez estarão em palco: Hipatia, Churchill e Mark Twain.
Hipatia (c. 351/70-415). Neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, foi a primeira mulher documentada como sendo matemática. Dirigiu a escola platônica em Alexandria, onde lecionou também filosofia e astronomia. Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos depois de ser acusada de exacerbar um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria: o governador Orestes e o bispo de Alexandria, Cirilo de Alexandria.
Churchill (Winston Leonard Spencer-Churchill, 1874-1965). Foi um político conservador e estadista britânico conhecido, sobretudo, como primeiro ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial. Foi o único primeiro-ministro britânico galardoado com o Prêmio Nobel da Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.
Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens, 1835-1910). Foi um escritor e humorista norte-americano, conhecido pelos romances: “The Adventures of Tom Sawyer” (1876) e “Adventures of Huckleberry Finn” (1885), este último reconhecido como o maior romance americano.
Iniciativa organizada pela Associação Amadora, Passado, Presente e Futuro.
Destinatários: público em geral

Todas as terças-feiras | 2, 9, 16, 23 e 30 janeiro | 10h30 - 11h30
Visitas guiadas à Biblioteca e Bedeteca
Sinopse: Pretende-se sensibilizar os jovens para a utilização da Biblioteca e Bedeteca, dando-lhes a conhecer o espaço e a informação existente através das formas de organização dos fundos documentais nos seus diversos suportes.
Destinatários: Público em geral e escolar

Todas as terças-feiras | 2, 9, 16, 23 e 30 janeiro | 16h00
Terceiro sábado do mês | 20 janeiro | 14h30 -16h00
Ateliê de origami | Manualidades Japonesas
Sinopse: O origami é uma técnica oriental que consiste em criar determinadas figuras dobrando uma folha de papel, sem cortá-la ou colá-la. Normalmente o papel usado é quadrado, a as faces podem ou não ser de cores e/ou estampas diferentes.
Destinatários: Público em geral

9 e 23 de janeiro | 14h30 - 16h00
Hora do Conto e ateliê | Obra: Queridos Livros de Ana Faria
Sinopse: Com a obra Queridos livros, de Ana Faria, integrada no Plano Nacional de Leitura e recomendado para leitura autónoma no 4º ano de escolaridade. Uma história sobre a importância dos livros para o estímulo da imaginação e da criatividade nas crianças.
Destinatários: 1.º Ciclo e famílias com crianças maiores de 6 anos

11 janeiro | 18h30
Centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos
Conversa sobre "O Jornalismo na atualidade" - o papel da imprensa na sociedade, antes e hoje
Mesa redonda com Ana Sá Lopes, diretora adjunta do jornal “i”, José Carlos Vasconcelos, diretor do Jornal de Letras. Moderação a cargo de Paulo Sucena, professor e investigador.
Destinatários: público em geral

23 janeiro | 18h30
Centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos
Conversa sobre "O Legado de Piteira Santos" - Quem foi Piteira Santos?
Mesa redonda com o seu amigo e escritor Manuel Alegre, a sua enteada e jornalista e investigadora, Maria Antónia Fiadeiro, e com a investigadora Susana Martins. A moderação estará a cargo do professor e investigador Alcino Pedrosa.
Destinatários: público em geral

Todas as atividades previstas são de participação gratuita.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | ter a sex: 10h00 – 19h00
Fora de Hor@s: 20h00 - 24h00

 

Para podermos satisfazer melhor os nossos ouvintes, este site utiliza cookies. Ao continuar a navegação, o utilizador está a concordar com os mesmos. Ler declaração de privacidade